RESIDENCIAL BIANCA: PAISAGISMO DE ALTO NÍVEL NO PARQUE SÃO JORGE

terça-feira, 7 de abril de 2009

CURIOSIDADE: PAISAGISMO EM ÁREA DEGRADADA



Jardin des Capteurs: uma das obras de arte mais conhecidas de Ganem, em Montreal, no Canadá, arte verde.
O artista-paisagista francês Jean Paul Ganem cria jardins coloridíssimos para recuperar áreas degradadas em vários lugares do mundo.

Os campos da França foram os primeiros a conhecer o trabalho de Jean Paul Ganem, um paisagista e artista plástico de origem tunisiana que utiliza ferramentas de jardinagem, como a pá e o ancinho, para compor, em lugares abandonados ou destruídos, obras de arte que têm a natureza como matéria-prima.

Além de bonitos esteticamente, repletos de formas geométricas e muita cor, os trabalhos de Ganem visam a inclusão das comunidades que vivem em torno de suas obras de arte, por estimular os moradores da região a cuidarem melhor do seu próprio “quintal”.

Esta arte sustentável chama-se LandScape Art , o artista-paisagista, já veio várias vezes ao Brasil, e esteve em São Paulo em fevereiro.

Um de seus trabalhos mais famosos é o “Jardin dês Capteurs”, um tapete geométrico de flores projetado sobre um antigo depósito de lixo a céu aberto de Montreal, no Canadá. Nesse projeto, o artista plástico ainda fez questão da ajuda de jovens e presidiários, como demonstração de seu comprometimento com causas sócio-ambientais.

O artista-paisagista tem interesse em viabilizar o “Projeto de Landart Urbano em SP”, na Marginal Tietê, em SP, em local próximo a ponte Julio de Mesquita Neto. Para viabilizá-lo, busca apoio por intermédio de patrocínios com base na Lei Rounet – lei de incentivo fiscal, para construir, de um lado do rio, um viveiro como fonte de renda para os moradores locais. Na outra margem do rio degradado, Ganem idealiza um parque temporário com muita música, circo e dança, para incentivar a cultura e a percepção social da população local e, assim, estimulá-la a cuidar melhor do patrimônio da cidade.

Nenhum comentário: